Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vereadores de Abaíra e Castro Alves perdem cargo por infidelidade partidária

    há 12 anos

    Outros dois vereadores da Bahia perderam cargo por terem mudado de partido sem a apresentação de justa causa. Com isto, subiu para 43 o número de perdas de cargo por infidelidade partidária. As cassações de mandato de Valdomicio Rodrigues Azevedo, que atuava no município de Abaíra, e de Marlene Pinho Teles, que exercia o cargo em Castro Alves, foram determinadas a partir de ações ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) e julgadas, nos dias 31 de julho e 8 de agosto, pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA).

    No final de 2011, o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Sidney Madruga, acionou 282 políticos por falta de respeito à Resolução do TSE nº 22.610/07. Segundo a norma, há somente quatro situações de desfiliação consideradas justa causa: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal. Para o procurador, estes critérios visam proteger a vontade do eleitor que, em tese, manifestou nas urnas o desejo de ver a gestão da coisa pública alinhada ao planejamento e à ideologia política dos partidos.

    As duas cassações mais recentes aconteceram porque Valdomicio Rodrigues Azevedo saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ingressou no Partido Progressista (PP) alegando ter sofrido grave discriminação pessoal que não foi confirmada pelo TRE/BA. O Tribunal também não constatou grave discriminação no caso de Marlene Pinho Teles que deixou o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e ingressou no Partido Social Liberal (PSL). Entretanto, o TRE/BA comprovou que ambos, na verdade, perceberam que havia risco de não serem apoiados pelo partido a que pertenciam nas eleições seguintes e, por isso, cometeram a irregularidade, suspeita levantada pela PRE/BA nas ações.

    Com a perda do cargo eletivo dos vereadores, as Câmaras Legislativas dos municípios deverão dar posse aos respectivos suplentes dos partidos dos quais os políticos se desfiliaram.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/2474/2295/ 2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    13/08/2012

    • Publicações794
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereadores-de-abaira-e-castro-alves-perdem-cargo-por-infidelidade-partidaria/100028122

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)