Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

MPF/BA: prefeito eleito em Barreiras (BA), ex-prefeito e mais quatro são denunciados por crimes contra a Previdência Social

Os réus deixaram de repassar cerca de 363 mil reais de contribuições destinadas à Previdência Social e efetivamente descontados de pagamentos efetuados a segurados empregados.

há 11 anos

O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras (BA) denunciou o ex-prefeito de Barreiras, A. H. S. M. - eleito novamente neste ano, o ex-prefeito do município S. P. A., e mais quatro pessoas, por crime de apropriação indébita previdenciária. Os acusados desviaram cerca de 363 mil reais, corrigidos até 12 de julho de 2011, de contribuições que deveriam ser repassadas à Previdência Social.

De acordo com a denúncia de autoria do procurador da República José Ricardo Teixeira Alves, em setembro e outubro de 2004, A. H. S. M., na condição de prefeito de Barreiras, com o auxílio do então secretário de Administração e Finanças e do responsável pela contabilidade do município deixaram de repassar à Previdência cerca de 96 mil reais.

Em Julho de 2005, S. P. A., também na condição de gestor da cidade, o responsável pela Secretaria de Administração e Finanças e o contador do município, teriam cometido o mesmo crime, desviando aproximadamente 89 mil reais. Em ambos os casos, o dinheiro foi efetivamente descontado de pagamentos efetuados a segurados empregados, conforme a Notificação Fiscal de Lançamento e Débito nº 35.270.140-4.

Pelo crime de apropriação indébita previdenciária, o MPF requer a condenação dos réus às penas previstas no artigo 168-A do Código Penal, (que estabelece reclusão de um a cinco anos e multa), combinado com o artigo 71 (crime continuado) e 29 (concurso de pessoas), também do Código Penal.

Número da ação penal para consulta processual: 0004205-72.2012.4.01.3303

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia

Tel.: (71) 3617-2474/ 2295/2299/ 2200

E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_ba

23/10/2012

  • Publicações794
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-prefeito-eleito-em-barreiras-ba-ex-prefeito-e-mais-quatro-sao-denunciados-por-crimes-contra-a-previdencia-social/100139045

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)