Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/BA denuncia seis pessoas por sonegação de R$ 27 milhões

    A quantia se refere à soma dos valores sonegados de Imposto de Renda, PIS, Cofins e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou, na última terça-feira, 11 de setembro, seis pessoas, entre sócios e funcionários de empresas de câmbio, por sonegação fiscal. A quantia omitida de Imposto de Renda, Contribuição ao Programa de Integracao Social (PIS), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) soma quase 27 milhões de reais em valores não atualizados.

    O dinheiro refere-se à soma dos valores omitidos, na declaração referente ao ano de 1998, por um dos sócios enquanto pessoa física e como controlador de duas empresas neste caso, juntamente com outros dois sócios. Mas, de acordo com a denúncia, outras três pessoas também estão envolvidas na prestação de informações falsas à Receita Federal, por participarem das movimentações financeiras das empresas. No decorrer das investigações realizadas pela Receita e pela Polícia Federal, constatou-se também que o dinheiro movimentado era proveniente de caixa dois e que ao menos uma das empresas do grupo foi criada e mantida em nome de laranjas.

    O Ministério Público Federal, por meio do procurador da República André Batista Neves, requer que os denunciados sejam condenados à pena prevista no art. da Lei 8.137/1990, ou seja, de dois a cinco anos de reclusão e pagamento de multa. Além disso, a punição pode ser aumentada de um sexto a dois terços, por haver crime continuado, conforme o artigo 71 do Código Penal.

    Número da denúncia para consulta processual: 0034855-14.2012.4.01.3300

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal na Bahia

    Tel.: (71) 3617-2299/2474/2295/ 2200

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    19/09/2012

    • Publicações794
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-denuncia-seis-pessoas-por-sonegacao-de-r-27-milhoes/100065642

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)