Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

MPF/BA: ex-sócio de empresa de perfuração em Catu (BA) é denunciado por evasão de divisas

Na condição de sócio-gerente e diretor financeiro da perfuradora, o réu ordenou diversas transações financeiras, em benefício de estrangeiros que trabalhavam para a empresa, sem comunicação ao Banco Central do Brasil. As divisas evadidas somam cerca de 579 mil dólares.

há 11 anos

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou, no dia 14 de janeiro, ex-sócio de empresa de perfuração localizada em Catu (BA), a 78 km de Salvador, por evasão de divisas. O crime foi cometido nos anos de 2000 e 2001, quando, sob o comando do réu, doleiros faziam uso da empresa norte-americana Beacon Hill Service Corporation (BHSC) para a realização das atividades ilícitas. O total de valores movimentados irregularmente somam aproximadamente 579 mil dólares.

Segundo a denúncia de autoria do procurador da República André Batista Neves, na condição de sócio-gerente e diretor financeiro da empresa, o denunciado ordenou inúmeras transações bancárias, em benefício de empregados estrangeiros, a partir de depósitos mantidos pela perfuradora. Os doleiros remetiam as divisas para os Estados Unidos sem comunicar ao Banco Central do Brasil, autarquia responsável pelo controle de fluxo externo de moeda.

De acordo com o MPF, o esquema foi descoberto a partir de investigações comandadas por autoridades norte-americanas, como resultado da cooperação internacional no caso Banestado. As apurações levaram à identificação da BHSC, que, a partir dos Estados Unidos, operava um grande esquema criminoso, criado para iludir a ação dos órgãos fazendários e o controle de reservas monetárias brasileiras. Em 2003, a empresa sofreu intervenção e teve suas atividades interrompidas.

O réu fica sujeito à condenação de dois a seis anos de reclusão, mais pagamento de multa, conforme estabelecido no artigo no artigo 22 da Lei nº 7.492/86 .

Cadastre-se para receber as notícias do MPF/BA em seu e-mail.

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal na Bahia

Tel.: (71) 3617-2295/2296/2474/2299/2200

E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_ba

31/01/2013

  • Publicações794
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-ex-socio-de-empresa-de-perfuracao-em-catu-ba-e-denunciado-por-evasao-de-divisas/100320679

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)